segunda-feira, 22 de junho de 2015

De volta????



Semana passada, fui cobrado por um colega se eu não voltaria mais a escrever...e de fato acho que era isso que estava faltando para eu voltar...uma cobrança.
Nem sei bem porque eu parei...se foi por falta de tempo, se foi por conta do atropelo que minha vida ficou, se foi porque eu queria ficar um pouco comigo, ou se foi tudo isso junto....o que é bem provável que tenha sido.

Nesse tempo em silêncio, muita coisa aconteceu, muita coisa mudou, muita coisa continuou do mesmo jeito...acho sim que nesse meio tempo, eu mudei...bastante....ou nem tanto assim, mas que de fato, mudei...deixei algumas coisas para trás, resolvi algumas coisas, comecei outras, perdi umas tantas, recuperei várias, e principalmente, segui em frente.

Vou começar a contar por onde? Bom, quem sabe pelo princípio...

A empresa...

Como todos (ou alguns) sabem, deixei de lado uma carreira como profissional liberal na área de arquitetura e parti para ser dono de uma micro empresa na área de gastronomia. O que de certo modo, foi um grande passo, abandonar tudo, começar do zero e tentar construir outra carreira, tudo isso com mais de 35 anos na época (hoje aos 39), com  mais de 15 anos de trabalho na outra área e sem mais nada em mãos.
Literalmente comecei do zero, com cara, coragem, perseverança e muita vontade de vencer e de aprender. E foi isso que aconteceu e vem acontecendo. Venho aprendendo muito, venho batalhando, venho conquistando mercado, venho enfrentando dificuldades, mas estou aí, tentando, batalhando e ainda com vontade de vencer, vontade de continuar e com alegria e zero arrependimento de ter largado tudo lá trás.

Mas, tudo isso leva tempo, consome a vida da gente, faz surgir mais cabelos brancos (além dos que já tenho), causa stress, dá alegria, dá resultado, mas é uma batalha vencida a cada dia....ou perdida no dia seguinte.
E foi por essas e outras, que eu dei um tempo nos textos. Precisava me concentrar na empresa por esses momentos, olhar com mais atenção tudo a minha volta e colocar algumas coisas em seus devidos eixos.
Não que agora tudo esteja resolvido, mas pelo menos sinto as coisas mais encaminhadas, mais em uma direção certa. Ainda tem muito o que fazer, muito o que batalhar, muito o que caminhar e aprender...e lá vamos nós.


A solidão...

Às vezes eu sou daqueles caras que precisa ficar só, e no começo desse ano, poucos dias depois de publicar o texto anterior a esse, eu estava nesse momento. Precisava me isolar, ficar no meu canto, deixar a cabeça vazia por alguns momentos....e foi o que fiz.
Conciliando um curso e outro fora daqui, ajustei umas datas e parti...fui aprender, fui conhecer novas fronteiras, e depois, fui conversar, ou só escutar o meu mais querido amigo.
Lá, só eu e ele, mesmo com todos a volta naquele cenário, eu o escutei, senti teu calor no meu corpo e pude deixar minha mente vazia...e com ela vazia, colocar as coisas no lugar.
Na volta, a pegada era outra...voltei animado, voltei pronto para o trabalho...e assim foi até o momento...e assim vai continuar por todo esse ano...


O coração e a mente...

Quem me conhece pessoalmente, sabe que eu sou bem diferente do que aparento ser...sabe que apesar de toda essa minha marra, eu sou daqueles caras que tem um coração enorme, brincalhão, apaixonado e muitas vezes, que se quebra facilmente.
Sabe também que eu tenho um pensamento ágil, uma mente inquieta, que não pára, que vive a criar as mais diversas coisas nos mais diversos momentos, e sabe também que essa mente é muitas vezes traiçoeira, além de tudo, que me sabota nos mais diversos momentos....principalmente adora sabotar o meu coração...
Nessa briga entre razão e emoção, muitas vezes com personagens trocados, a vida vai tocando, vai se embaralhando, vai se tumultuando...ou se resolvendo...depende...
E, nessas e outras, eu me atrapalho todo...e por isso também resolvi ficar quieto e não escrever mais.....mas....tudo passa...

E como tudo passou, ou ainda vai passar....por essas e outras, resolvi voltar...e contar algumas coisas, escrever sobre outras, divagar sobre muitas...

Vamos ver até onde vai...

4 comentários:

  1. Extremamente feliz em saber de sua volta. Você difinitivamente faz falta, pela lucidez, pela criticidade, pela percepção, pela capacidade, enfim, por uma série de outras qualidades que só os especiais possuem. Não tomo tudo isto como uma mera rasgação de sedas, não faço este gênero. Este seu texto de retorno define muito bem o José e toda a sua capacidade de viver, de lutar, de cair e de se levantar, de escrever sobre si e sobre a vida o que, de forma didática, atinge a tantos outros ávidos por uma palavra forte e que ajude a nortear seus caminhos, por vezes obscuros. Você foi capaz de clarear os seus e, com suas palavras, mostrar que a vida é isto ... um eterno recomeçar, um processo que não permite acomodações mesmo que, pelas aparências, ela possa parecer como um ideal de vida plena. Te admiro muito meu caro e, pelo pouco que conheço e que me foi revelado ao longo destes anos em que nos foi dada a oportunidade de uma proximidade, me sinto à vontade para este depoimento.
    Sucesso querido em sua vida profissional, felicidades em sua vida afetiva, paz e harmonia em sua vida emocional ...
    Seja bem vindo novamente a BlogsVille ...

    ResponderExcluir
  2. Divagando e cantando e seguindo o cheirinho de café com pão de queijo...

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! que bom que vc voltou! Eu tb tive um período de silencio uns anos atras... e como vc foram as cobranças amigaveis que me trouxeram de volta! agora ´so falta vc passar o endereço do seu restaurante para os amigos blogueiros irem prestigiar!

    ResponderExcluir
  4. Tava na hora né!? ;-)
    Bem vindo, apesar que acho que você nunca se foi de fato!

    ResponderExcluir