domingo, 30 de setembro de 2012

Comprometimento.....e outras coisinhas...

Dando seguimento ao post anterior, esse também é sobre uma palavrinha que vem martelando em minha cabeça nas últimas semanas...COMPROMETIMENTO.


comprometimento
s. m.
1. Acto de comprometer-se.
2. Responsabilidade de pessoa comprometida.
3. [Figurado]  Vergonha.
4. Espiga.
5. Entalação.


comprometer |ê| 
(latim compromitto, -ere
v. tr.
1. Obrigar por compromisso.
2. Tornar responsável.
3. Empenhar.
4. Expor a perigo, quebra, dano, desaire ou vergonha.
5. Expor à maledicência.
6. Tornar suspeito.
v. pron.
7. Obrigar-se.
8. Responsabilizar-se.

Ta ai a definição da palavra, pelo dicionário. E se bem entendi, em todos os sentidos, comprometimento se refere a assumir algo com responsabilidades. No meu entender diário, cuidar de algo, se empenhar em algo, assumir as obrigações.

Pois bem, eu faço! Agora, duro é conviver com quem não faz...
Isso vem acontecendo, não de forma plena, ou seja, de uma forma cotidiana, sempre, e com um grau enorme de intensidade, mas acontece uma vez ou outra. O problema está que temo, que essas "vezes" acabem sendo "mais vezes"....e isso acabe virando uma grande bola de neve....a cair sobre a minha cabeça.

Não sou daqueles que fogem das responsabilidades, do trabalho, das obrigações, muito pelo contrário, acho até que tenho o péssimo costume de puxar todas elas para o meu lado, assumir coisas demais, mas mesmo assim, dar conta delas, nem que eu me estresse. Acho que é um "defeito" meu....ou não...sei lá. Mas, enfim, fato é que se eu começar a puxar todas as responsabilidades, alheias, para o meu lado, de que serve a pessoa a qual essas responsabilidades eram de direito????

Situação estranha. Não sei até onde irá durar e nem por quanto tempo irá durar. Mas, caminhar é preciso, não posso ficar a filosofar parado, então, vamos filosofando caminhando, porque o tempo urge, as pessoas precisam de mim, as contas idem...kkkkk

E por falar em contas, estou tão "pobrinho" esses tempos, como nunca estive antes. Em conversa com um amigo, ele disse que estamos numa época "humilde"....acho que to mais para espartano (sem os devidos homens lindos) ou então monástico, que só me faltam as sandálias de couro e uma túnica de feltro marrom, pois os votos de pobreza eu já fiz.... involuntariamente...kkkkkkk.

Confesso também que esses tempos de grana curta, me fazem pensar em mil possibilidades para grana extra....problema é que todas precisam de um pequeno "empurrão" para serem realizadas....entendam empurrão como mais grana.

Por conta desse estado monástico, também fico a inventar várias opções para me divertir gastando pouco, coisa que não é fácil, mas que o grisalho mega criativo aqui, consegue...ainda bem...hehe. Claro que estou com saudades de umas antigas "propostas indecentes" que fazia/recebia (e que nada tem haver com sexo!!!), mas isso também teve um stop e deverá ser retomado para em breve. E por breve entende-se ano que vem, mais precisamente no primeiro semestre. Longe? Nem tanto, atualmente, desenhar cenários de médio e longo prazo fazem parte da minha vida, porque cenários de curto prazo não precisam ser desenhados....eles acontecem...

Acho que é isso. Algumas frustrações, algumas saudades, bem poucas chateações, e muitas alegrias...que com certeza serão maiores a cada dia.
Até. Logo volto.

3 comentários:

  1. Essa palavra sempre me norteou e acho que por isso tenho tantos problemas...rsrrs
    Não sei voltar atrás com facilidade em coisas com que me comprometo. A partir do meu comprometimento outras coisas e pessoas terão de ter prosseguimento e não gosto de ser o responsável por alguma coisa emperrada.
    Enfim, a juventude de hoje não tem muito disso não... comprometimento é uma palavra que não conhecem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. q bom q as alegrias são muitas ...

    ps: pensou em rodar a bolsinha na calcada para faturar um extra? kkkkkkkkkk

    desculpe a brincadeira viu!

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Caraca... aquelas propostas indecentes tem feito falta!
    Saudades da nossa garçonete favorita na Drô.

    Abração!

    ResponderExcluir